Adicione os sites da Cultura Evangélica ao seu iGoogle clicando aqui

BUSCADOR GOOGLE

domingo, 12 de outubro de 2008

Suspensa publicação das Obras Selecionadas de Martinho Lutero

Uma nota de rodapé trancou a edição do décimo primeiro volume das Obras Selecionadas de Martinho Lutero. Em determinado período da vida, o reformador sentia muita dor por causa da drenagem que fazia numa das pernas a fim de estancar incisão que sofrera.

(Fonte: ALC) - Até o momento, tradutores e editor não descobriram o que Lutero tinha nessa perna para informá-lo na nota de rodapé. Sem essa informação, o livro não sai. “É muito trabalho, muita pesquisa”, afirma o editor da Comissão Interluterana de Literatura (Cil), pastor Darci Drehmer.
Por aqui no Brasil, conta o editor, “já esgotamos todos os recursos, ouvindo pesquisadores, médicos, para descobrir o que provocou a incisão na perna de Lutero. Agora, recorremos a fontes na Alemanha para ver se descobrimos o enigma”, revela Darci.
Mas não é só a perna de Lutero que tira o sono da equipe de tradutores das obras de Lutero. Em carta, o reformador anuncia determinada data e acrescenta a informação: “depois de kiliane”. “O que é isso? Deve ser algum feriado da época”, deduz o editor. É outro termo que está na agenda dos tradutores.
Mesmo com todos esses cuidados e minúcias nas notas de rodapé para deixar o leitor melhor informado, ainda assim ocorrem imprecisões. Na Alemanha não existe a espécie de pássaro conhecida por “sabiá”, reclamou um leitor ao ler nota de rodapé no volume 5 das obras de Lutero.
O projeto completo das Obras de Lutero contempla 17 volumes, dois deles acrescentados à proposta original, para abarcar também as cartas de Martinho e as conversas à mesa, que retratam um reformador na relação com os filhos, com a mulher, com os estudantes.
A cada dois anos a CIL, mantida pela Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB) e Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), lança um volume das Obras Selecionadas de Martinho Lutero, vendido, o volume, a 88 reais (cerca de 44 dólares). A tiragem da edição é de 2 mil exemplares.
A produção literária de Lutero abrange prédicas, interpretações bíblicas, escritos teológicos, escritos polêmicos e pastorais. Os volumes 2 e 3 da coleção publica temas controversos e polêmicas do reformador com a Igreja Católica e com os entusiastas, corrente teológica da época.
Os volumes 5 e 6 abordam a ética política e social de Lutero; o volume 7 enfoca assuntos comunitários, da ordenação à liturgia. A partir do volume 8 começam os textos de interpretação bíblica. O volume 10 analisa a Epístola aos Gálatas, segundo anotações do estudante Jorge Rörer ao participar das preleções de Lutero.
Para divulgar o pensamento do reformador, a CIL organizou quatro seminários sobre “A teologia de Martinho Lutero e a missão da Igreja para o século XXI”. Dois deles já ocorreram, no Recife e em Curitiba. O terceiro está agendado para os dias 30 de outubro a 1 de novembro em Brasília, e o quarto acontecerá em São Paulo, no dia 11 de novembro.