Adicione os sites da Cultura Evangélica ao seu iGoogle clicando aqui

BUSCADOR GOOGLE

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

México: para ser evangélico ou paga multa católica ou vai preso

Multa e despejo para quem deixa o catolicismo tradicionalista

MÉXICO - Novos convertidos da comunidade 20 de Noviembre, a 40 quilômetros de Las Margaritas em Chiapas têm sido assediados por católicos tradicionalistas.

Nessa mesma comunidade, em 2003 e 2004, 14 famílias cristãs foram expulsas, tendo que se exilar no distrito de Jerusalém de Comitán de Domínguez. Somente após um ano, o governo conseguiu que as famílias retornassem.

Depois de dois anos de exílio, 90 evangélicos puderam retornar para a cidade de 20 de Noviembre, mas suas propriedades estavam depredadas.

Trinta famílias evangélicas pregam a Palavra de Deus na região atualmente, porém, a preocupação dos católicos cresce na mesma proporção que novos convertidos.

Existe uma norma que estabelece que todos os católicos devem pertencer a uma organização chamada CIOAC. Uma lei exige que convertidos ao cristianismo fora da igreja católica devem pagar uma multa de 7 mil pesos (585 dólares) e se retirar da CIOAC, o que é considerado menos sério que ser excomungado da Igreja Católica.

A multa, porém, é uma quantia muito alta para a maioria das pessoas. Para os católicos, se você não é um católico, deve pagar um preço e ser conhecido das autoridades locais. Espera-se que as pessoas não queiram deixar a igreja Católica publicamente.

Um cristão recebeu o aviso, em 7 de outubro, de que deveria pagar a taxa, mas não tinha condições de pagá-la. Por isso, foi preso em 9 de outubro. Esse é o preço pago por aceitar a Jesus Cristo em Chiapas.

Daniel Perez Gomez, líder evangélico, esta tentando encontrar uma forma de libertar o homem preso.

Daniel foi o primeiro convertido na região e também foi expulso com outros cristãos em 2004. Um dos professores da Portas Abertas na região, pastor Antonio, está em contato com Daniel para maiores informações sobre o caso.

Oramos para que Deus, através do Espírito Santo, fortaleça os novos convertidos e os ajude a enfrentar as dificuldades.

(Fonte: Portas Abertas)