ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Adicione os sites da Cultura Evangélica ao seu iGoogle clicando aqui

BUSCADOR GOOGLE

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Arca de Aliança na Etiópia?

Etiópia pondera revelar Arca da Aliança ao Mundo

Etiópia pondera revelar Arca da Aliança ao Mundo

Segundo o Patriarca, chegou a altura do mundo ter mais acesso à Arca que, garante, se encontra em bom estado, uma vez que “não foi feita por mãos humanas, mas é uma coisa abençoada por Deus”.

Estará em estudo a ideia de construir um museu onde eventualmente a arca possa ser exposta, mas qualquer decisão teria que passar primeiro pelo Santo Sínodo da Igreja da Etiópia.

Segundo Paulos, uma decisão será anunciada na próxima sexta-feira, informa o portal italiano ADNKronos.

A Etiópia é o país independente cristão mais antigo do mundo, e foi um dos primeiros a adoptar o Cristianismo como religião oficial. A esmagadora maioria dos cristãos pertencem à Igreja Ortodoxa, uma das que se separou da Igreja Universal por altura do Concílio de Calcedónia, e não se encontra em comunhão nem com Roma, nem com as Igrejas Ortoxas bizantinas, como as do Leste da Europa.

Uma tradição muito antiga assegura que a Arca da Aliança foi transportada para a Etiópia por um filho do Rei Salomão e da Rainha de Sabá, e que permanece no país desde então. De facto, as referências à Arca, um objecto central ao culto judaico, desaparecem do Antigo Testamento por volta dessa altura.

Alegadamente a Arca encontra-se numa Igreja situada numa ilha no meio de um lago na cidade de Axum, a antiga capital da Etiópia. É guardada perpetuamente por um monge que apenas é substituído quando morre.

A Arca tem um peso enorme na tradição cristã etíope, e em todas as igrejas do país se encontra uma cópia que é transportada nas procissões religiosas.

Segundo o Antigo Testamento a Arca continha a presença viva de Deus. No seu interior encontravam-se os restos das Tábuas da Lei, as placas nas quais foram inscritos os dez mandamentos, e que Moisés quebrou no chão em fúria quando viu que o povo de Israel tinha construído um bezerro de ouro para adorar.

A falta de acesso à arca impede que a tradição etíope tenha alguma vez sido confirmada ou desmentida, algo que poderá mudar em breve. Fonte: Renascença

COMENTÁRIO BÍBLICO: Ao contrário do que o texto informa, a arca foi feita sim por mãos humanas. A construção  Arca da Aliança foi acompanhada por Moysés a mando do próprio Deus e foi levada a cabo por homens e não por Deus. Veja o texto bíblico de Êxodo 25:10-16, onde Deus ordena a Moysés o modelo e a supervisão da obra:

10 Também farão uma arca de madeira,de acácia; o seu comprimento será de dois côvados e meio, e a sua largura de um côvado e meio, e de um côvado e meio a sua altura.
11 E cobri-la-ás de ouro puro, por dentro e por fora a cobrirás; e farás sobre ela uma moldura de ouro ao redor;
12 e fundirás para ela quatro argolas de ouro, que porás nos quatro cantos dela; duas argolas de um lado e duas do outro.
13 Também farás varais de madeira de acácia, que cobrirás de ouro.
14 Meterás os varais nas argolas, aos lados da arca, para se levar por eles a arca.
15 Os varais permanecerão nas argolas da arca; não serão tirados dela.
16 E porás na arca o testemunho, que eu te darei.

Outro ponto importante é que, nos planos divinos, a Arca da Aliança perderia seu sentido com a vinda de Cristo para celebrar com todas as nações um novo pacto, uma Nova Aliança. A antiga Aliança de Deus com o povo hebreu foi então substituída pela Nova Aliança para com todos os povos que aceitarem a Cristo como seu único e real Salvador:

16 …naqueles dias, diz o Senhor, nunca mais se dirá: A arca do pacto do Senhor; nem lhes virá ela ao pensamento; nem dela se lembrarão; nem a visitarão; nem se fará mais.

Outro equívoco bíblico na notícia é afirmar que nela estariam as tábuas da lei que Moysés quebrou num ato de fúria. Realmente Moysés destruiu as primeiras duas tábuas da lei, num ato de fúria diante da idolatria e perversão em que seu povo caiu num curto período de 40 dias em que subiu ao monte para buscar a presença de Deus. Mas estas tábuas quebradas foram substituídas por outras. Veja:

Então Moisés lavrou duas tábuas de pedra, como as primeiras; e, levantando-se de madrugada, subiu ao monte Sinai, como o Senhor lhe tinha ordenado, levando na mão as duas tábuas de pedra.

Leia a Bíblia…

Pr. Wagner Cipriano