Adicione os sites da Cultura Evangélica ao seu iGoogle clicando aqui

BUSCADOR GOOGLE

sábado, 28 de fevereiro de 2009

Vaticano analisa desempenho Evangélico-protestante no mundo

O número de católicos se manteve praticamente estável a 17,3% da população mundial em 2007, mas registrou leve queda de 0,1% no continente americano, indicou neste sábado o Vaticano.

O Vaticano publica tradicionalmente todo ano um resumo dos dados estatísticos sobre os batizados e o clero católico no mundo para a publicação do novo anuário pontifício.

Em 2007, havia pouco menos de 1,147 bilhão de batizados, contra 1,131 bilhão em 2006, uma evolução que segue o ritmo do crescimento da população, que mantém, portanto, o percentual de católicos inalterado a 17,3%, ressaltou o Vaticano.

Mas, pela primeira vez, o continente americano (norte e sul) perdeu 0,1% de seus fiéis.

A hierarquia católica se preocupa com frequência com a concorrência na América das correntes cristãs evangélicas derivadas do protestantismo.

A Europa teve aumento de 0,8% do número de fiéis católicos, inferior ao ritmo de crescimento global.

Em contrapartida, o dinamismo da Igreja Católica é particularmente forte na Oceania (+4,7%), seguida da África (+3%) e da Ásia (+1,7%).

Além disso, o número de padres está aumentando, apesar da queda das vocações e o envelhecimento do clero na Europa: eles eram 408.024 em 2007 contra 407.262 no ano anterior, graças à contribuição dos africanos e asiáticos. FONTE: Último Segundo