Adicione os sites da Cultura Evangélica ao seu iGoogle clicando aqui

BUSCADOR GOOGLE

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Imagens do desabamento da Renascer

Câmera de segurança ficava em uma parede no fundo da igreja. Bombeiros também registraram imagens durante os resgastes.

Um documento exclusivo: uma câmera de segurança registrou a tragédia na Igreja Renascer em Cristo, no Cambuci, que nesta sexta-feira (23) completou cinco dias. O Jornal Nacional obteve as imagens gravadas com exclusividade. O equipamento estava instalado na parede do fundo, sobre o altar e mostra as fileiras do meio para a frente do templo.

A gravação começa no fim de um dos cultos de domingo passado (18). No início das imagens, a igreja está lotada. No altar, um pastor. O culto termina. Algumas crianças vão para o altar enquanto os outros fiéis deixam a igreja pelas portas laterais.

De repente, o teto vem abaixo de uma só vez. Um nuvem de poeira sobe. O desabamento ocorre pouco antes das 19h.

Com a imagem parada, dá para ver os momentos mais dramáticos: primeiro, as pessoas olhando para cima, apavoradas. Depois, a estrutura do teto cai e começa a correria. Nos 15 segundos seguinte, só se vê poeira.

Quando a poeira baixa, um casal de mãos dadas anda sobre os escombros. O homem olha para cima. As imagens mostram o desespero de quem não foi atingido e tenta ajudar as pessoas soterradas.

O pastor tira um pedaço de madeira do caminho e arranca a gravata. Um rapaz usa outros pedaços que caíram do teto para escorar uma parede. Em seguida, traz uma cadeira. O pastor fala pelo telefone e leva a mão à cabeça. Ao fundo, quem escapou ajuda a socorrer os feridos.

As imagens terminam logo depois que o pastor abraça um dos rapazes que ajudam no resgate. A reportagem do Jornal Nacional também teve acesso ao vídeo que o Corpo de Bombeiros gravou na noite que o teto do templo caiu, enquanto as equipes vasculhavam os escombros à procura de vítimas.

A investigação sobre o que aconteceu no domingo no templo da Igreja Renascer no Cambuci, em São Paulo, está sendo feita pela Polícia Civil. A prefeitura também investiga a situação legal do prédio. Os peritos do órgão municipal responsável vão analisar principalmente a estrutura de madeira e metal que sustentavam o telhado do antigo cinema.

As imagens gravadas pelos bombeiros vão ajudar a esclarecer as causas do desabamento. A polícia já ouviu 35 pessoas. E neste sábado (24), os peritos começam a montar um quebra-cabeça. Eles vão juntar os pedaços de madeira dos escombros para reconstituir as 14 tesouras – estruturas em forma de triângulo que sustentavam o telhado. Desta forma, esperam identificar onde e por que o telhado desabou.

Assista a reportagem do Jornal Nacional (23/01/2009) com as imagens da câmera de segurança da igreja: ou veja as imagens da câmera do Corpo de Bombeiros clicando aqui

Fonte: G1