Adicione os sites da Cultura Evangélica ao seu iGoogle clicando aqui

BUSCADOR GOOGLE

domingo, 12 de outubro de 2008

Fusão mundial das duas maiores Igrejas Reformadas

O plano para a fusão histórica dos dois maiores grupos de igrejas Reformadas no mundo irá ser consolidado esta semana durante uma reunião de alto-nível de cinco dias que começou na Segunda-feira.

Membros dos grupos governantes da Aliança Mundial das Igrejas Reformadas (WARC, sigla em Inglês) e do Conselho Ecuménico Reformado (REC, sigla em Inglês) estão a reunir-se pela primeira vez esta semana em Utrecht, na Holanda, para trabalhar na finalização do projecto da constituição, moldando a estrutura e visão da Comunhão Mundial das Igrejas Reformadas (WCRC, na sigla em Inglês) que será brevemente oficializada, e lidando com “numerosas considerações práticas.”

“Esta importante reunião conjunta demonstra o empenho destes dois grupos Reformados em crescer juntos nos próximos meses,” afirmou o secretário-geral da WARC Setri Nyomi numa declaração pública a semana passada. “É uma grande oportunidade para encontrarmos as nossas irmãs e irmãos do REC e para tornarmos concreto o nosso sonho de uma nova e verdadeiramente vital comunhão Reformada que responda ao desafio da chamada de Deus à justiça e união no século XXI.”

Depois da junção, o WCRC passará a ser a maior associação de Igrejas Reformadas do mundo, representando 80 milhões de Cristãos Reformados de todo o mundo. O novo grupo irá reunir membros da WARC e do REC, que representam respectivamente 75 milhões e 12 milhões de Cristãos, incluindo as 27 igrejas-membro comuns que já estão afiliadas a ambos os grupos.

“Quando as duas organizações ousarem viajar juntas na missão de Deus, as nossas igrejas-membro serão melhor servidas e, de facto, o nosso testemunho enquanto igrejas Reformadas será mais forte,” disse Nyomi quando o REC iniciou o convite para a fusão em Julho de 2005 após 7 anos de conversações bilaterais.

Segundo a proposta de acordo que o Conselho Geral do REC passou há três anos atrás, o REC tinha planeado inicialmente tornar-se numa organização filial dentro da WARC embora mantendo ainda a sua identidade autónoma. Isso abriria portas para projectos conjuntos e equipas de trabalho conjuntas, reduzindo custos para ambos os grupos e desenvolvendo um espírito de ecumenismo mais forte entre as igrejas reformadas no mundo.

Desde então, os grupos de igrejas globais tinham vindo a formular maneiras para o REC manter a sua identidade distinta dentro da WARC. Em Janeiro de 2006, os líderes dos dois grupos recomendaram colocar as duas organizações eclesiais numa plataforma mais plana e equilibrada formando um grupo maior para suceder a ambos.

Mais de um ano depois, em Março de 2007, o comité executivo do REC aprovou a ideia de um novo grupo Reformado, primeiramente chamado de Comunhão Reformada Mundial, apesar da WARC ter solicitado mais tempo para considerar nomes alternativos para o grupo.

De acordo com Richard van Houten, secretário-geral do REC, a reunião desta semana será a primeira vez que os líderes das duas organizações terão de trabalhar juntos.

“E eles podem dar uma importante mensagem aos nossos membros sobre a forma como as culturas da WARC e do REC irão ser combinadas, trabalhando para a missão comum que Deus lhes deu,” acrescentou.

A reunião histórica desta semana está a ser organizada pela Igreja Protestante da Holanda, a maior denominação Protestante da Holanda, membro da WARC e do REC. A Igreja Protestante da Holanda é o resultado de uma junção em 2004 entre a Igreja Reformada da Holanda, as Igrejas Reformadas da Holanda, e a Igreja Evangélica Luterana no Reino da Holanda.

Tanto van Houten como Nyomi manifestaram a sua gratidão à Igreja Protestante da Holanda por acolher esta reunião, que termina na Sexta-feira e reúne os líderes da WARC e o Comité Executivo do REC.

Após a fusão oficial, o novo organismo Reformado tenciona convidar movimentos, entidades e instituições teológicas do movimento Reformado para se tornarem afiliadas do grupo.

Será realizado um Conselho Geral unificador em Junho de 2010 em Grand Rapids, Mich, sob o lema “Unidade do Espírito no vínculo da paz.” Fonte: Christian Today Portugal

COMENTÁRIO BÍBLICO: Em breve Jesus Cristo também fará uma unificação a nível mundial, reunindo sua Noiva de todas as nações e levando-a às Bodas do Cordeiro. Essa é a unificação que a Bíblia Sagrada ensina. No mais, como dizia o Apóstolo Paulo, estamos separados segundo a carne, mas sempre unidos no mesmo “Espírito”, e Santo, porque Deus é Santo.