Adicione os sites da Cultura Evangélica ao seu iGoogle clicando aqui

BUSCADOR GOOGLE

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Edir Macedo e seu novo livro

Em Plano de Poder o líder religioso e o diretor do Jornal Hoje em Dia (MG) consideram Deus como um grande estadista, especialista em planejamento estratégico e falam ainda sobre o poder de representação dos cristãos no cenário político brasileiro. O lançamento é pela Thomas Nelson Brasil
O líder religioso Edir Macedo e Carlos Oliveira, diretor do jornal mineiro Hoje em Dia, lançam seus olhares sobre um Deus Estadista e com expertise em planejamento no mais recente lançamento da Thomas Nelson Brasil: "Plano de Poder - Deus e os cristãos e a política". "Já em Gênesis, Deus dá uma aula de planejamento, organização e execução de sua idéia. Desde o início de tudo, Ele nos esclarece de sua intenção estadista e de formação de uma grande nação", defende Macedo.
O livro traz um olhar político para esclarecer os cristãos sobre esse tema, incluindo alguns parâmetros filosóficos. "É bom que fique claro que a obra não se propõe à incitação de um regime teocrático, até porque o Estado Brasileiro é laico e a liberdade de crença é assegurada pela constituição federal", defende Carlos Oliveira.
Como exemplo da atuação de Deus na construção de uma Nação, os autores relembram a saída do povo de Israel do Egito, narrada no livro de Êxodo. Após mais de 400 anos de escravidão em condições subumanas, eles saíram com a promessa de uma terra mais fértil e abundante. A peregrinação entre Egito e Canaã - a Terra Prometida - levou aproximadamente 40 anos. Neste período, Deus operou um trabalho de reconstrução dos conceitos do povo hebreu, a fim de garantir o sucesso e a evolução do projeto.
Essa nova cultura teve início com a instituição dos Dez Mandamentos, compostos de regras importantes, de fácil assimilação. Durante um bom período, eles conviveram somente com estas regras que, apesar de não estabelecerem qualquer tipo de punição terrena, marcavam o início de importantes mudanças comportamentais e sociais. Mais tarde, foram instituídas leis mais punitivas do "olho por olho, dente por dente". "Essas leis mosaicas constituem o embrião do primeiro modelo de instituição coercitiva e legítima de composição de um Estado Politicamente Organizado. Foi o primeiro modelo de Poder Judiciário de que temos notícia", defende Carlos Oliveira.
Representatividade
Por meio de recortes nos textos bíblicos Macedo e Oliveira falam sobre representatividade política, cidadania, política e ética. "O desinteresse pelos assuntos relacionados à política por boa parte da sociedade brasileira é notório. Muitas vezes, a pauta de discussões por parte da classe política não consegue despertar os interesses e, conseqüentemente, o envolvimento da sociedade nos temas abordados. No entanto, essa participação deve ser exercitada. O eleitor precisa começar a se ver como o que ele realmente é e representa, ou seja, soberano no que diz respeito ao seu poder de voto", argumenta Oliveira.
Para os autores, os cristãos têm um papel fundamental neste processo de participação política. "Os cristãos não devem apenas discutir, mas principalmente procurar participar de modo a colaborar para a desenvoltura de uma boa política nacional, e, sobretudo, com o projeto de nação idealizado por Deus para seu Povo", explica Edir Macedo. Ele completa que a potencialidade numérica dos evangélicos como eleitores pode decidir qualquer pleito eletivo, tanto no Legislativo quanto no Executivo em qualquer que seja o escalão: municipal, estadual e federal.
Sobre os autores
Conhecido orador e conferencista, Edir Macedo é também escritor, com cerca de 40 títulos publicados, dos quais muitos já ultrapassam 3 milhões de exemplares vendidos. No campo teológico, destaca-se entre os líderes evangélicos do Brasil e do mundo. Edir é também fundador e criador da Igreja Universal do Reino de Deus.
O administrador de empresa Carlos Oliveira é bacharel em Teologia, pós-graduado em Comunicação e política e diretor do jornal Hoje em dia, em Belo Horizonte.
Plano de poder
Deus, os cristãos e a política
De Edir Macedo e Carlos Oliveira
Nº de Páginas: 128
Preço: R$ 19,90
Fonte: Creio

COMENTÁRIO BÍBLICO: O livro é, filosófica e literariamente falando, bem composto. Entretanto, toda a argumentação objetiva mobilizar e canalizar as forças evangélicas ao engajamento político-partidário. Preferências políticas à parte, toda a argumentação cai por terra diante das palavras de Jesus Cristo:

O meu reino não é deste mundo; se o meu reino fosse deste mundo, pelejariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui,-Jo 18:36.

E, interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o reino de Deus, respondeu-lhes, e disse: O reino de Deus não vem com aparência exterior. Nem dirão: Ei-lo aqui, ou: Ei-lo ali; porque eis que o reino de Deus está entre vós, - Lc 17:20-21

Todo aquele que pertence, de fato, ao Reino de Deus, sabe que ele não será implantado por Deus nessa política secular humana. Sabe também que Jesus Cristo não dividirá seu poder com homens corruptos e seu reino será de Justiça. Sabe que o Reino de Deus será implantado após o final da grande tribulação e não dependerá dos esforços dos líderes evangélicos. Sabe que o Reino de Deus está dentro de nós que pertencemos a Jesus Cristo. Sabe que o reino deste mundo (política) se contrapõe ao Reino de Deus, um pertencendo ao campo das trevas e o outro ao campo da Luz. Sabe que as trevas tentaram a Jesus, oferecendo-lhe o reino deste mundo, seu poder e sua glória. E todos sabemos que Jesus Cristo não trocou o Reino de Deus (a Igreja Noiva) pelo reino deste mundo. Há quem lute e batalhe por implantar o Reino de Deus na política secular, não percebendo que já trocaram a glória de Deus pela glória deste mundo.

 

Pr. Wagner Cipriano

UNE Brasil

Cultura Evangélica